segunda-feira, 30 de novembro de 2009

INTRODUÇÃO

O estudo da cronologia é muito importante para localizarmos os fatos no tempo. Nossa cronologia é baseada no calendário solar (365 dias é o tempo da terra dar uma volta no sol). As nações da antiguidade não tinham um sistema uniforme de contar o tempo. As nações dos assírios e babilônios possuíam uma certa ordem nos seus registros cronológicos, entretanto não tinham um ponto fixo de referência. Geralmente as datas dos documentos tinham referencia ao ano em que começava o reinado de um monarca.


É lamentável que os escribas não mantinham uniformidades nos registros das datas. Desde 1701 começou a se publicar Bíblias com datas cronológicas nas margens das páginas seguindo as datas especificadas pelo arcebispo Usher. Hoje em dia muitas das datas estão desatualizadas com os resultados das ultimas descobertas.

Podemos dizer que muitas datas que citamos em vários estudos são imprecisas enquanto outras são exatas e muitas outras ainda depende de avanços no estudo arqueológico e de datação.

Cada povo tinha uma base ou um fato histórico para dar inicio ao seu calendário. Os gregos calculavam o tempo de 4 em 4 anos e chamavam de Olimpíadas. A primeira foi em 776 a .C.. Os romanos tinham como referencia a fundação de Roma em 753 a .C. Os judeus tomavam como base o ano 3760 a .C. como o ano da criação. Os muçulmanos tomam o ano de 622 d.C. data da fuga de Maomé de Meca. Nós, os cristãos, adotamos o ano do nascimento do Senhor Jesus Cristo para iniciar nosso calendário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário